A Herdade da Contenda foi distinguida pelo Clube Português de Monteiros como “Melhor Mancha Mista de 2022”. A distinção foi entregue aos elementos do Conselho de Administração (Presidente – Álvaro Azedo e Vogal – Pedro Rocha) e Assembleia Geral (Presidente – Manuel Bio e Vogal Valdemiro Correia) no âmbito do evento de comemoração do 41º aniversário do Clube Português de Monteiros. A iniciativa decorreu no passado dia 16 de setembro na Tapada Nacional de Mafra e premiou a mancha da Ferrenha, monteada no dia 26 de novembro de 2022. No seu conjunto a montaria resultou em cerca de 150 reses entre veados, javalis e muflões.
Apesar da grande extensão da Herdade da Contenda (que tem 5267 hectares), anualmente só é monteada uma mancha, num ciclo de repetição de 3 em 3 anos. Asseguram-se assim as condições de tranquilidade necessárias para a realização de uma montaria de qualidade. Esta opção de gestão tem permitido bons resultados expressando-se, nos últimos anos, num grande número de inscrições dos caçadores nas várias modalidades de caça disponíveis na Contenda.
O galardão premia a gestão desenvolvida na Zona de Caça Nacional do Perímetro Florestal da Contenda pelo que é devido um especial reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela equipa da Caça: Dr. João Cordovil (diretor de montaria), Engº Jose Paulino (coordenação técnica), Francisco Patrício, Arnaldo Palma e Tiago Costa.
É devido também um agradecimento a todos os monteiros que participaram na montaria, aos matilheiros, ajudantes de campo, funcionários da Herdade da Contenda e da Câmara Municipal de Moura. Sendo a montaria um ato coletivo, o galardão é extensível a todos os participantes.
Mais informação sobre a mancha da Ferrenha pode ser encontra em https://www.herdadedacontenda.pt/2022/12/06/montaria-da-mancha-da-ferrenha-26-de-novembro-de-2022/