Floresta

O Plano Regional de Ordenamento Florestal do Alentejo considerou o Perímetro Florestal da Herdade da Contenda como “Mata Modelo” dado que reúne condições ímpares para o desenvolvimento de ações de investigação/experimentação e demonstração, nomeadamente com a utilização de técnicas silvícolas inovadoras na condução de povoamentos e de desenvolvimento de modelos de exploração otimizada para as diversas vertentes, alicerçados numa maior rentabilização económica.2

O Perímetro Florestal da Herdade da Contenda situa-se no extremo ocidental da Serra Morena, na Freguesia de Santo Aleixo da Restauração, Concelho de Moura, Distrito de Beja, à latitude Norte de 38º 01’ e longitude de 7º 13’.
Possui uma área total de 5.270,5 ha dividida em três áreas distintas: Contenda Norte, Zona Intermédia e Contenda Sul.

Plano de gestão florestal

O Perímetro Florestal da Herdade da Contenda dispõe de Plano de Gestão Florestal aprovado desde 2010. Este plano está baseado no princípio de que a floresta é um recurso paisagístico de valorização e recuperação ambiental, de manutenção da biodiversidade e garantia de habitat. 

Esta componente é o que garante da diversidade Paisagística da Herdade da Contenda e o suporte para o desenvolvimento de todas as outras atividades.

Pela sua importância e biodiversidade, a Herdade da Contenda integra uma Zona de Proteção Especial e um Sitio de Importância Comunitária da Rede Natura 2000. 

Regime florestal

O Regime Florestal compreende o conjunto de disposições destinadas a assegurar a criação, exploração e conservação da riqueza silvícola, sob o ponto de vista da economia nacional, e o revestimento florestal dos terrenos cuja arborização seja de utilidade pública, e conveniente ou necessária para a defesa das várzeas e bacias hidrográficas, fixação e conservação do solo, nas montanhas e das areias no litoral marítimo.

Florestação

Para além da sua recuperação através do processo de florestação, sobretudo com azinheira, pinheiro manso e sobreiro, a exploração silvo pastoril promoveu a introdução e manutenção de núcleos puros de raças tradicionais portuguesas. 

Ao longo dos anos procedeu-se à melhoria das pastagens e a uma gestão dirigida à caça maior (veado, javali e muflão), durante um período de cerca de 50 anos, o que introduziu alterações significativas na propriedade, quer em termos de cobertura do solo, quer da sua exploração.

Arborização

A Contenda encontra-se arborizada em cerca de 80% da sua área, sendo as espécies dominantes a azinheira (cerca de 1800 hectares) e o pinheiro-manso (cerca de 800 hectares). Destacam-se ainda o sobreiro e o pinheiro-bravo, quer em povoamentos puros, quer em consociação com outras espécies.

Consulte documentação