Herdade da Contenda alvo de intervenções inovadoras do ICNF para a conservação do Saramugo

Herdade da Contenda alvo de intervenções inovadoras do ICNF para a conservação do Saramugo 2560 1920 Herdade da Contenda

A Direção Regional de Conservação da Natureza e Florestas do Alentejo do ICNF, em colaboração com a Herdade da Contenda, instalou, no passado mês de Junho, quatro equipamentos com o objetivo de melhorar a qualidade de água nos pegos da ribeira do Murtigão. Esta intervenção foi financiada pelo POSEUR – Saramugo e pelo Fundo Ambiental.

O saramugo Anaecypris hispanica é um peixe cuja distribuição se restringe a cinco ribeiras afluentes do rio Guadiana. Na bacia do Ardila apenas ocorre na ribeira do Murtigão dentro da Herdade da Contenda e na ribeira de Safareja num troço também bastante restrito. Estas ribeiras são intermitentes e durante o verão o seu escoamento superficial é nulo, obrigando às espécies piscícolas a permanecerem contidas em poças de água de dimensão variável designadas por pegos.

A instalação de equipamentos de ultrassons e de plataformas flutuantes de cortiça foram as soluções encontradas pelo ICNF/DRCNF-Alentejo para evitar a proliferação de algas e melhorar a qualidade da água nos pegos. As ondas de ultrassom impedem a proliferação de microalgas e cianobactérias. Por sua vez a instalação de plataformas flutuantes contribuem para o restauro do ecossistema ribeirinho, por um sistema de depuração exercido pelas plantas aquáticas e, providenciam ainda, refúgio e alimento para as espécies piscícolas.

No dia 22 de setembro foi necessário proceder à transferência das plataformas de cortiça para um novo local, devido ao nível muito baixo de água em um dos pegos escolhidos para intervenção. As plataformas foram retiradas pela equipa do ICNF e transportadas no trator da Herdade da Contenda para uma barragem, onde se espera que a vegetação aquática volte a regenerar. As plataformas serão posteriormente realocadas para novos locais, assim que as condições do leito da ribeira do Murtigão o permitirem.