Património Natural
A Herdade da Contenda é uma paisagem de referência na Raia, pelo seu património natural onde a diversidade do relevo, a tranquilidade e a abundância de linhas de água explicam uma biodiversidade notável. Pelas suas características biofísicas, podem identificar-se como subunidades da Herdade da Contenda, a Contenda Norte, a Zona Intermédia e a Contenda Sul.
- A paisagem da Contenda Norte tem um relevo mais aplanado com montado de azinho em exploração agro-silvo-pastoril, também aproveitada para alimentação de veados;
- Na Contenda Intermediária predominam estevas, zambujeiros e azinheiras. Esta zona é atravessada pelo principal curso de água da Contenda – a ribeira do Murtigão;
- Na Contenda Sul, o relevo é mais pronunciado, com altitudes superiores a 400 m e é densamente arborizado com pinheiro-manso, sobreiro e pinheiro-bravo.
O Mirante, ou Torre de Vigia, é um dos pontos mais altos da Contenda. Permite uma vista panorâmica avistando grande parte da Herdade e a partir de onde é possível identificar as 3 zonas de paisagem.
Biodiversidade
O habitat, biodiversidade, paisagem e património cultural são importantes recursos disponíveis na Herdade da Contenda que potenciam a atividade turística, entendida como um novo serviço e uma oportunidade de desenvolvimento.
Enquanto zona de caça nacional e perímetro florestal possui uma fauna e flora riquíssimas.
- 133 Espécies de aves (Abutres, Açores, Perdizes, Águias, Cegonhas, Melros, Pica-paus, entre outros encontram aqui condições ideais para refúgio e reprodução);
- 18 Espécies de mamíferos (Javalis, Muflões, Linces-ibéricos, Raposas, Coelhos, sendo também um dos espaços abertos onde existe a maior concentração de veados da península ibérica;
- 13 Espécies de répteis
- 10 Espécies de anfíbios
- 3 Espécies de peixes endémicos e ameaçados
416 Espécies de plantas, algumas das quais endémicas (6 europeias, 27 ibéricas e 3 lusitânicas).
Aroeiras, Azinheiras, Pinheiros-mansos e bravos, Cipestres, Eucaliptos, Sobreiros, Salgueiros, Freixos, Tojos, Rosmaninhos, Rosas, entre outros.
As caraterísticas da Herdade da Contenda, nomeadamente o seu contexto geográfico, a integração na Rede Natura2000 e a gestão pública por uma autarquia, tornam este espaço privilegiado para a concretização de objetivos e medidas previstos em dois instrumentos estratégicos para o desenvolvimento sustentável na próxima década em Portugal:
- O Programa Nacional da Politica de Ordenamento do Território (Lei n.º 99/2019 de 5 de setembro)
- A Estratégia Nacional Conservação da Natureza e Biodiversidade 2030