Diversificação, multifuncionalidade e redução de riscos no Perímetro Florestal da Contenda
EM CURSO
Designação do projeto
Diversificação, multifuncionalidade e redução de riscos no Perímetro Florestal da Contenda
Código do projeto
POCI-07-62G4-FEDER-181782
Região de intervenção
Alentejo
Entidade beneficiária
Herdade da Contenda, E.M.
Data da aprovação
16-11-2022
Data de início
01-07-2022
Data de conclusão
31-12-2023
Custo total
499.260,93 euros
Custo total elegível
499.260,93 euros
Apoio financeiro da União Europeia
499.260,93 euros
Ficha de Projeto
Objetivos
O projeto tem como principal objetivo a redução de riscos associados a fatores abióticos, contribuindo, simultaneamente, para a multifuncionalidade do Perímetro Florestal da Contenda. Serão desenvolvidas 4 tipologias principais de intervenção:
- A Redução de densidade e gestão de combustíveis em pinhal-manso;
- A beneficiação/melhoramento de povoamentos de quercíneas;
- A reabilitação da rede viária e divisional e execução das FGC associadas;
- A criação de mosaicos e proteção da regeneração natural.
Indicadores de Realização
O conjunto das ações executadas no âmbito do projecto (26 em 30) abrange toda a área da Herdade da Contenda (5267,65 hectares), pelo que foi alcançada a totalidade da superfície prevista inicialmente para intervenção. De facto, as intervenções, nomeadamente as que estão associadas à prevenção estrutural (faixas de gestão de combustível, gestão de matos, execução de mosaicos, abertura de pontos de água), têm um efeito direto sobre a resiliência do território face aos riscos (proteção da floresta contra incêndios), estendendo-se os seus efeitos à totalidade da superfície da propriedade. Por outro lado, as intervenções contribuem também para a promoção dos bens e serviços dos diversos ecossistemas existentes na Contenda e para a diversificação e multifuncionalidade dos territórios.
Indicadores de Resultado
Área intervencionada classificada com perigosidade de incêndio “muito alta” e “alta” (cálculo em % de área intervencionada)
As áreas de perigosidade “alta” foram intervencionadas na sua totalidade (100%), ao nível das Infraestruturas de Defesa da Floresta Contra Incêndios (Recuperação da Estrada Florestal e dos caminhos principal e secundários e execução da Rede Divisional, em cerca de 100 km, e execução de cerca de 64 Hectares de Faixas de Gestão de Combustível) e do Controlo da vegetação espontânea em povoamentos de pinheiro-manso (186,85 hectares).
Área intervencionada localizada em territórios vulneráveis ou áreas classificadas (cálculo en % da área Intervencionada relativamente à área total inserida em RN2000).
A área de intervenção abrangeu 100% da área da Herdade da Contenda incluída em Rede Natura 2000. A Herdade da Contenda encontra-se integralmente inserida na Zona de Proteção Especial de Mourão/Moura/Barrancos (Código PTZPE0045) e 85% da sua área integrada na Zona Especial de Conservação de Moura/Barrancos (Código PTCON0053). O conjunto de intervenções propostas tem repercussão sobre toda a área submetida a Regime Florestal Parcial, ou seja 5 267,65 hectares.
Área intervencionada que contribui para a diversificação e multifuncionalidade dos territórios florestais (cálculo em percentagem da área intervencionada que contribui para a diversificação e multifuncionalidade)
As principais intervenções executadas que contribuem para o indicador de multifuncionalidade dos territórios florestais foram as seguintes:
- O controlo de vegetação espontânea em pinhal-manso em 186,85 ha.;
- O melhoramento de povoamentos de sobreiro e azinho em 162 ha.;
- A criação de mosaicos e gestão de matos em 366,15 hectares;
- A execução de cercados de exclusão de ungulados silvestres em cerca de 10 hectares;
- A execução de Faixas de Gestão de Combustível associadas à Estrada Principal e Caminhos (63,70 ha).
Na sua totalidade estas intervenções totalizam cerca de 800 hectares, que correspondem a cerca de 20% da área do Perímetro Florestal da Contenda. Outras intervenções executadas como a sinalização e proteção da regeneração natural, e a criação de pontos de água, contribuíram também para a diversificação e multifuncionalidade dos sistemas, pelo que o cálculo da área intervencionada para cálculo deste indicador é superior à indicada.
Área intervencionada para controlo de espécies invasoras lenhosas (cálculo em percentagem de área de controlo de espécies exóticas invasoras relativamente à superfície ocupada por estas espécies no PF da Contenda)
Não tendo sido executada a ação nº 29 (Controlo de espécies invasoras lenhosas), não foi possível cumprir este indicador. Pontualmente, no âmbito de outras ações, foram controlados locais com a presença de espécies invasoras lenhosas, numa área aproximada de 1 hectare (Ação 10 – Execução de outras Faixas de Gestão de Combustível e Ação 23 – Controlo da vegetação espontânea em Pinhal manso).