A Wildstep Productions, de Daniel Pinheiro e Luís Pinheiro, produziu para a Herdade da Contenda, EM um filme documental centrado na biodiversidade da Contenda, com recurso a tecnologia 4K. O vídeo, co-financiado pelo Interreg V A Espanha-Portugal, no âmbito do Projeto Orniturismo, aborda a história, paisagem e biodiversidade da Herdade, com destaque para o Abutre-preto e para o projeto de conservação da espécie.
Com a duração de 8 minutos e disponível nas plataformas eletrónicas do município e da empresa municipal, o documentário revela a beleza e a biodiversidade que caracterizam a Herdade da Contenda, com cerca de 5267ha e propriedade do município de Moura.
Destaca-se a referência ao Abutre-Preto, que voltou a nidificar com sucesso neste território nos últimos anos, incluindo-se imagens alusivas ao percurso de Murtigão, abutre-preto nascido na Contenda em Abril de 2018 e marcado pela Liga para a Proteção da Natureza (LPN) no verão do mesmo ano com emissor GPS cedido pela Vulture Conservation Foundation.
Pela sua importância e biodiversidade, a Herdade da Contenda integra uma Zona de Proteção Especial e um Sítio de Importância Comunitária da Rede Natura 2000.