Foi homologado recentemente por parte da CNHT – Comissão Nacional de Homologação de Troféus, um veado cobrado por José M. Vilarinho no passado dia 19 de Setembro de 2022. A pontuação atribuída a este troféu, de 187.49 pontos, coloca-o na posição de quarto melhor veado caçado na Contenda e o melhor desde 1995.
Salienta-se que, entre 1997 a 2020, não foi cobrado nenhum exemplar com homologação de ouro pela CNHT, um longo período interrompido pela homologação do veado cobrado a 16 de Setembro de 2020 por Arnaldo Súcia.
A obtenção destes troféus homologados ouro, surge na sequência de vários outros homologados prata a partir de 2018, interrompendo também um interregno de 2004 até 2018 sem qualquer exemplar com acesso a esse nível de homologação pela CNHT.
A ZCN é hoje um exemplo de uma gestão multifacetada de excelência, no seu alcance não só nos indicadores cinegéticos, mas também ao nível da conservação da natureza, na salvaguarda e fomento de espécies e habitats ameaçados. São disso exemplo as grandes espécies de predadores como a águia real ou o lince ibérico e a presença de uma notável população nidificante do abutre preto.