Homologado um veado de pontuação “ouro” na Herdade da Contenda

Homologado um veado de pontuação “ouro” na Herdade da Contenda 1919 1439 Herdade da Contenda

Em reunião recente da Comissão Nacional de Homologação de Troféus foi homologado com pontuação correspondente a medalha de ouro um veado cobrado a 16 de Setembro de 2020, pelo caçador Arnaldo Súcia. Este resultado vem confirmar uma das melhores épocas cinegéticas de sempre na Contenda, que soma a homologação de 1 veado ouro, 2 veados prata, 3 veados bronze e 1 muflão prata. Há ainda a considerar pelo menos dois exemplares com excelente qualidade, um veado e um muflão, cobrados na Montaria de 23 de Novembro, e que ainda serão submetidos a homologação.

Estes resultados constituem um marco na oferta de caça maior da ZCN da Contenda. Em termos históricos, desde 1997 que não era homologado um veado ouro pela CNHT na Contenda. Por outro lado, em nenhuma época cinegética da ZCN se assinalam 6 veados com homologação igual ou superior a bronze (o melhor registo era de 1990/91 com 4 veados, 1 ouro e 3 prata, nenhum bronze).

A ZCN é hoje um exemplo de uma gestão multifacetada de excelência, no seu alcance não só nos indicadores cinegéticos, mas também ao nível da conservação da natureza, na salvaguarda e fomento de espécies e habitats ameaçados. São disso exemplo as grandes espécies de predadores como a águia real ou o lince ibérico e a presença de uma notável população nidificante do abutre preto.