Na passada quinta-feira, o Administrador Executivo da Herdade da Contenda recebeu investigadores no âmbito do projeto Keep Pace: “Seleção de árvores capazes de acompanhar as rápidas alterações ambientais, base para a gestão de montados sustentáveis do século XXI “. Este projeto, financiado pelo FEDER (Programa Operacional Regional do Algarve) e por Fundos Nacionais através da Fundação de Ciência e Tecnologia é coordenado pelo Prof. Octávio Paulo (Departamento de Biologia Animal da Faculdade de Ciências da UL).
Na visita à Herdade da Contenda estiveram presentes, para além do coordenador do projeto, a Prof. Ana Cristina Coelho (Universidade do Algarve), o Engº Touhami Rzigui Docente do Instituto Florestal de Tabarka na Tunísia e dois alunos de Mestrado da FCUL.
No âmbito da visita foram recolhidas várias amostras dos povoamentos de sobreiro da Contenda (folhas), tendo por objetivo a sua caracterização genética e análise de eventuais características adaptativas quanto às alterações climáticas. Para além da Contenda, foram recolhidas amostras de vários povoamentos em diferentes gradientes climáticos, em Portugal e em vários países do Mediterrânico, incluídos na distribuição do sobreiro.
Durante a visita foi possível discutir opções de gestão para o sobreiro na Contenda, atendendo ao conhecimento adquirido e experiência dos investigadores, nomeadamente a Profª Ana Crisitna Coelho, que tem uma experiência de mais de duas décadas de trabalho em quercíneas.
A manutenção dos povoamentos de sobro na Herdade da Contenda é uma das preocupações do Conselho de Administração da HC, atendendo aos sinais evidentes de declínio que se verificam em vários locais. Aguardamos com expectativa as conclusões do projeto Keep Pace.