Herdade da Contenda recebe investigadores no âmbito da adaptação do montado de sobro às alterações climáticas

Herdade da Contenda recebe investigadores no âmbito da adaptação do montado de sobro às alterações climáticas 1024 768 Herdade da Contenda

Na passada quinta-feira, o Administrador Executivo da Herdade da Contenda recebeu investigadores no âmbito do projeto Keep Pace: “Seleção de árvores capazes de acompanhar as rápidas alterações ambientais, base para a gestão de montados sustentáveis do século XXI “. Este projeto, financiado pelo FEDER (Programa Operacional Regional do Algarve) e por Fundos Nacionais através da Fundação de Ciência e Tecnologia é coordenado pelo Prof. Octávio Paulo (Departamento de Biologia Animal da Faculdade de Ciências da UL).

Na visita à Herdade da Contenda estiveram presentes, para além do coordenador do projeto, a Prof. Ana Cristina Coelho (Universidade do Algarve), o Engº Touhami Rzigui Docente do Instituto Florestal de Tabarka na Tunísia e dois alunos de Mestrado da FCUL.
No âmbito da visita foram recolhidas várias amostras dos povoamentos de sobreiro da Contenda (folhas), tendo por objetivo a sua caracterização genética e análise de eventuais características adaptativas quanto às alterações climáticas. Para além da Contenda, foram recolhidas amostras de vários povoamentos em diferentes gradientes climáticos, em Portugal e em vários países do Mediterrânico, incluídos na distribuição do sobreiro.

Durante a visita foi possível discutir opções de gestão para o sobreiro na Contenda, atendendo ao conhecimento adquirido e experiência dos investigadores, nomeadamente a Profª Ana Crisitna Coelho, que tem uma experiência de mais de duas décadas de trabalho em quercíneas.

A manutenção dos povoamentos de sobro na Herdade da Contenda é uma das preocupações do Conselho de Administração da HC, atendendo aos sinais evidentes de declínio que se verificam em vários locais. Aguardamos com expectativa as conclusões do projeto Keep Pace.