Nos dias 1 a 4 de Outubro decorreu em Albufeira, no Algarve, a European Vulture Conference 2019 [Conferência Europeia do Abutre 2019], o maior encontro científico internacional até hoje realizado na Europa sobre investigação e conservação de abutres, organizado pela VCF – Vulture Conservation Foundation. No último dia da conferência, com o acolhimento da Empresa Municipal e a colaboração da Liga para a Protecção da Natureza (LPN), realizou-se uma visita à Herdade da Contenda com cerca de 30 dos participantes desse encontro, precisamente para ver de perto as medidas de conservação que ao longo da última década têm sido implementadas para o Abutre-preto nesta propriedade.
LPinheiro // WildStepProductions
Os abutres são actualmente um dos grupos de espécies de aves mais ameaçados a nível global, pelo que o aumento do conhecimento sobre a sua ecologia e a sua conservação são de enorme importância, o que motivou a reunião de especialistas de diversos países. Em Portugal, o Abutre-preto é a espécie de abutre mais rara e ameaçada, classificada como “Criticamente Em Perigo” e com apenas cerca de 30 casais nidificantes em Portugal. Na Herdade da Contenda, desde 2015 que se estabeleceu um pequeno núcleo reprodutor de Abutre-preto, actualmente com 10 casais nidificantes, fruto das condições excepcionais que este território possui e dos esforços de conservação desenvolvidos pela LPN e demais parceiros no âmbito do projecto LIFE Habitat Lince Abutre, concluído no final de 2014. Actualmente, este trabalho de conservação da LPN em parceria com a Herdade da Contenda, E.M. em prol do Abutre-preto continua no âmbito do projecto POCTEP Orniturismo, com o apoio do FEDER através do Programa de Cooperação Interreg V A Espanha – Portugal 2014-2020.
JRamalho // HContenda
Os 30 especialistas de mais de 10 países tiveram assim oportunidade de visitar a Herdade da Contenda no passado dia 4 de Outubro e, com entusiasmo, observar várias dezenas de Grifos e Abutres-pretos, para além de veados e outra fauna que habita este Perímetro Florestal. Após uma breve sessão de boas-vindas e apresentação da Herdade da Contenda, conduzida pelo seu Administrador Dr. João Cordovil, seguiu-se um percurso que levou os participantes a atravessar parte da propriedade. Foi possível ver o campo de alimentação para aves necrófagas existente na Herdade e alguns dos ninhos de Abutre-preto, incluindo ainda uma das plataformas artificiais para nidificação desta espécie instaladas pela LPN, junto da qual se explicou os materiais e metodologia utilizados para a sua concepção. As medidas de conservação existentes e o modelo de gestão da Herdade foram apresentados como exemplo de compatibilização de distintas actividades em benefício da Biodiversidade, potencialmente replicável nalguns dos locais onde os participantes da visita desenvolvem o seu trabalho.
LPinheiro // WildStepProductions
Esta visita, no âmbito de um evento desta magnitude e com a presença de um grupo de especialistas de tantas nacionalidades, prestigia o trabalho desenvolvido na Herdade da Contenda e reforça a importância dos esforços de conservação que têm vindo a ser desenvolvidos em favor do Abutre-preto, que permitem já a existência de um núcleo reprodutor desta espécie no concelho de Moura.