A Herdade da Contenda lançou recentemente uma votação online para atribuição dos nomes de 6 abutres-pretos nascidos na propriedade. Das 258 votações obtidas até ao dia 31 de julho (data limite para recepção de propostas), resultou a escolha dos seguintes nomes:
Machos: 1º Medronho (53 votos), 2º Mirante (23 votos), 3º Arroio (11 votos), 4º Touril (10 votos); Fêmeas: 1º Bolota (34 votos), 2º Raia (25 votos).
Recorde-se que estavam a votação 4 nomes para machos e 2 nomes para fêmeas. Os abutres-pretos Medronho, Touril e Arroio (machos nascidos em 2024) ainda estão no ninho ou na sua proximidade, ensaiando os primeiros voos. Quanto aos abutres-pretos nascidos em 2023 (marcados a julho desse ano), são apresentados os mapas dos seus principais movimentos, desde que saíram do ninho no final do verão de 2023.
Dos movimentos efetuados pelas aves nascidas em 2023, podemos destacar o seguinte: A fêmea BOLOTA está neste momento na zona de Albacete, a norte da Serra Morena e Próxima do Parque Natural das Serras de Cuenca. Desde que saiu do ninho passou pelas colónias de abutres-pretos do Tejo Internacional e Malcata, o seu percurso foi maioritariamente efetuado em Espanha. A fêmea RAIA está a norte de Barrancos, tendo percorrido a zona fronteiriça, com passagem pelas colónias portuguesas da Malcata e Douro Internacional. Curiosamente, passou também na zona da Vidigueira, onde foi detetada recentemente uma colónia da espécie. O macho MIRANTE encontra-se próximo do local de nascimento, na Contenda e destaca-se pela menor extensão de movimentos.
Os 6 abutres foram marcados com emissores GSM no âmbito do projecto Life Aegypius Return, permitindo monitorizar os seus movimentos e contribuindo para a redução da mortalidade das aves (ver a seguinte notícia no site do projecto https://4vultures.org/blog/life-aegypius-return-34-cinereous-vulture-chicks-already-tagged/