Brama – percurso pedestre dia 3 de Outubro – inscrições abertas

Brama – percurso pedestre dia 3 de Outubro – inscrições abertas 600 355 Herdade da Contenda

Breve descrição: O percurso tem início no Mirante, onde se pode escutar os sons emitidos pelos veados machos na altura da brama. A brama é circunscrita ao final do verão e início do outono e marca o início da reprodução dos veados. Os machos reúnem-se em torno de áreas específicas onde lutam para definir as hierarquias e o direito sobre os haréns de fêmeas. Do Mirante o percurso segue em direção ao ponto mais favorável para observação de veados nas proximidades do Monte do Alemão. Este local permite que o visitante observe o comportamento deste cervídeo na altura da Brama, sem que este detete a presença humana, proporcionando longos períodos de escuta e observação. Durante o percurso, poderão ser avistados quer aves de rapina (Águia real, Águia imperial, Águia cobreira), como aves necrófagas (Grifos e Abutre pretos). Saindo do ponto de observação, os visitantes são encaminhados para o Monte do Touril, local onde são criadas ovelhas autóctones da Raça Merino Preto. Segue-se rumo ao Monte do 25, onde termina o percurso.

 

Condições gerais

– Os participantes deverão deslocar-se em Viatura própria até à Herdade da Contenda. Desde a saída da estrada de alcatrão (estrada para Barrancos), até ao ponto de reunião na Contenda (Monte do 25), são cerca de 10 minutos e 4 km de estrada de terra batida, com algum pó.

– Os participantes deverão levar calçado e vestuário adequado para realizar o percurso.

– Máximo de participantes :  15 pessoas.

– Atendendo ao horário, aconselhamos os participantes a levar lanche e água.

– As visitas são acompanhadas por funcionário (guia) da Herdade da Contenda

– A visita tem um valor simbólico de 5 Euros.

– Inscrições até ao dia 30 de setembro para geral@herdadedacontenda.pt, com indicação de nº de participantes (no caso de visitantes no concelho de Moura) do alojamento onde se encontra hospedado e contacto telefónico

Condições específicas

– Percurso com 5,8 km.

– Dificuldade baixa.

– Duração prevista de 2.30 h.

– Horário- Chegada á Contenda (Monte do 25), ás 8h. O percurso inicia-se pelas 8.15h e termina ás 10.45 h.