A Herdade da Contenda dá continuidade ao seu plano anual de percursos pedestres para 2025, promovendo nos próximos dias mais uma experiência única em plena natureza.
Sob o tema “A Brama”, as próximas caminhadas terão lugar nos dias 19 e 20 de setembro. O primeiro percurso inicia-se às 18:30, enquanto o segundo arranca às 08:00.
O percurso pedestre “A Brama” é direcionado para a observação do veado vermelho em comportamento reprodutor. Durante este breve período do final do verão, é possível observar os machos a emitir bramidos (conhecidos como Brama) que têm como objetivo o confronto com outros machos e a atração de fêmeas. Na Herdade da Contenda encontra-se uma das principais populações, não confinadas, do veado vermelho em Portugal.
Ao longo do percurso, será possível observar diversas espécies da fauna local, desde aves de rapina — como a águia-real, a águia-imperial, o milhafre-real, a águia-cobreira ou o peneireiro-vulgar — a aves necrófagas, como o grifo e o abutre-preto.
As inscrições devem ser realizadas através do e-mail geral@herdadedacontenda.pt, do telefone 285 965 421 ou diretamente no site da Herdade da Contenda.
Recomenda-se o uso de calçado e vestuário apropriados, bem como o transporte de água e alimentos para consumo próprio durante a atividade. A utilização de binóculos é igualmente aconselhada, bem como o uso de lanterna no percurso de dia 19 de setembro.