Nos dias 23 a 25 de maio, a Herdade da Contenda recebeu uma saída de campo no âmbito das disciplinas “Conservação de Vertebrados” e “Métodos Operacionais em Ecologia Terrestre”, do Curso de Biologia Ambiental da Faculdade de Ciências de Lisboa.
A saída contou com a presença dos docentes Maria Dias, Miguel Rosalino, Hugo Rebelo e da investigadora Inês Catry. Os alunos, em número de 22, ficaram a acampar nas proximidades do Centro Contenda Natur, o qual foi utilizado como ponto de apoio.
A receção do grupo decorreu no Centro Contenda Natur na tarde do dia 23, com a apresentação da Herdade da Contenda por parte de Pedro Rocha (Administrador Executivo da HC, e.m.)
Ao longo dos três dias da saída, foram utilizadas várias metodologias de amostragem de vertebrados (aves, morcegos, micromamíferos), as quais, para além do propósito de aprendizagem dos alunos, contribuíram para o inventário de alguns grupos da fauna da Contenda. No apoio à amostragem, juntaram-se ainda os especialistas em aves Filipe Moniz e Cláudia Franco.
Durante a saída, o grupo contactou ainda com os projetos de conservação em curso na Herdade da Contenda. Para o efeito, Eduardo Santos e David Delgado (LPN) apresentaram as medidas de conservação in situ dirigidas ao Abutre-preto, no âmbito projeto LIFE Aegypius Return.
De acordo com os Estatutos da Herdade da Contenda, e. m., são atribuições da Sociedade “a promoção do conhecimento e sensibilização para o valor do sítio” e a “promoção da investigação científica”, matérias perfeitamente enquadradas na saída efetuada. A Herdade da Contenda agradece a visita e interesse manifestados pelos docentes e alunos do Curso de Biologia Ambiental da FCUL.