Neste último Outono, em outubro e dezembro, a Liga para a Protecção da Natureza (LPN) e a Herdade da Contenda levaram a cabo manutenções e reparações de ninhos de abutre-preto bem como a instalação de novas plataformas artificiais de nidificação nesta herdade, no âmbito do projeto LIFE Aegypius return.
No total, foram efetuados trabalhos de manutenção em dez ninhos e contruídas cinco novas plataformas artificiais para abutre-preto. Mais em detalhe, as manutenções consistiram na reconstrução total de três ninhos, o reforço estrutural de outros dois e, finalmente, a realização de podas e/ou a colocação de material vegetal adicional em cinco deste tipo de estruturas.
Estas intervenções contaram com o apoio de uma equipa de dois técnicos especializados com experiência na manutenção e construção de ninhos artificiais, a quem se agradece.
Manutenções e reparações de ninhos
Com o passar do tempo e a exposição aos elementos, tanto os ninhos naturais como as plataformas artificiais vão-se degradando, necessitando de manutenção. Adicionalmente, e de forma cada vez mais frequente e intensa, intempéries danificam ou até causam a queda de ninhos de abutre-preto. Foi precisamente isto que aconteceu em resultado de duas tempestades sucessivas em outubro passado, que causaram a queda de dois ninhos da espécie.

Ninho derrubado pelas tempestades ocorridas em outubro passado na Herdade da Contenda [Fotos: LPN]
O outro ninho, não foi possível reconstruí-lo, uma vez que a própria árvore foi derrubada pelas tempestades. No entanto, uma das novas plataformas artificiais instaladas em dezembro foi construída num local muito próximo, de modo a que possa vir a servir de alternativa para o respetivo casal de abutre-preto.
Outra situação ocorrida este ano foi a queda de ninhos durante a época de reprodução. Num caso em concreto, o colapso de um ninho natural ocasionou a morte de uma cria, na altura já com cerca de 50 a 60 dias de idade. Como forma de assegurar que este ninho está novamente disponível para a reprodução da espécie na próxima época de nidificação, procedeu-se em

Processo de instalação/reconstrução do ninho de abutre-preto [Fotos: LPN]
Para além dos ninhos que foram totalmente reconstruídos ou reforçados estruturalmente, em outros cinco foi necessário proceder a podas e/ou à colocação de material vegetal adicional no seu interior. Esta intervenção torna-se necessária devido ao crescimento das árvores que suportam os ninhos ou à degradação do material colocado nas plataformas artificiais, aquando da sua construção, em particular quando as mesmas não são utilizadas pela espécie.
Instalação de novas plataformas artificiais de nidificação

Árvore selecionada para instalar uma das novas plataformas artificiais para abutre-preto (em cima) e respetivo processo de construção [Fotos: LPN]
Os cinco novos ninhos artificiais foram instalados em pinheiros-bravos e construídos com recurso a barras de ferro e também material vegetal existente no local (pequenos ramos, paus, etc.), de forma a imitar as condições naturais e tornar estas estruturas atrativas para a espécie. Nesta região os abutre-pretos frequentemente selecionam esta espécie de árvore para nidificar, pelo que se espera possam vir a ocupar as novas estruturas nos próximos anos.
Expectativas para a próxima época de reprodução

Abutres-pretos em ninho recém-intervencionado (imagem obtida à distância, através de telescópio) [Foto LPN]
A manutenção, reforço e reparação de ninhos e plataformas artificiais, assim como a instalação de novas estruturas de nidificação, permitem aumentar a disponibilidade de locais de reprodução para o abutre-preto e promovem o seu sucesso reprodutor. A Herdade da Contenda possui o segundo maior núcleo reprodutor de abutre-preto em Portugal, estimado em 17 a 18 casais nidificantes em 2023. A monitorização da época de reprodução que se avizinha, nesta e nas restantes regiões de intervenção do projeto LIFE Aegypius return, permitirá acompanhar e avaliar o sucesso reprodutor da espécie e o impacto das medidas de conservação implementadas pelo projeto.
Advertência: As fotos aqui apresentadas foram tiradas a uma distância segura para fins de monitorização e conservação. Por outro lado, as intervenções foram realizadas fora de período reprodutor, de modo a assegurar que não perturbam a espécie e que os ninhos estão aptos antes do início da próxima época de nidificação.
Sobre o abutre-preto
O abutre-preto (Aegypius monachus) é uma ave imponente, com quase 3 metros de envergadura. Necrófaga, desempenha um papel vital nos ecossistemas, ao alimentar-se de carcaças, minimizando a proliferação de doenças. Os indivíduos têm uma maturidade sexual algo tardia (aos 4 a 5 anos) e cada fêmea reprodutora põe apenas um ovo por ano. O processo reprodutivo é também bastante demorado: desde a construção ou arranjo do ninho até à independência das crias passam cerca de nove meses. Os abutres-pretos prestam excelentes cuidados parentais às crias e o casal divide as várias responsabilidades, como a incubação, a guarda do ninho e a provisão de alimentos.
Sobre a parceria do projeto LIFE Aegypius return
O projeto LIFE Aegypius return é cofinanciado pelo Programa LIFE da União Europeia e é liderado pela Vulture Conservation Foundation, uma ONG internacional. O consórcio conta ainda com oito entidades parceiras, de Portugal e Espanha: Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural, Herdade da Contenda E.M., Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, Liga para a Protecção da Natureza, Associação Transumância e Natureza, Fundación Naturaleza y Hombre, Guarda Nacional Republicana e Associação Nacional de Proprietários Rurais Gestão Cinegética e Biodiversidade.
