Linhas elétricas na Contenda estão agora mais seguras para as aves

Linhas elétricas na Contenda estão agora mais seguras para as aves 1500 1000 Herdade da Contenda

Conforme noticiado aqui (LINK), no passado 20 de setembro de 2020 a Direção de Sustentabilidade da EDP (agora E-REDES) efetuou uma visita técnica à Contenda para avaliar as medidas adotadas para redução na mortalidade de aves. Nessa altura falou-se da possibilidade de corrigir os troços ainda não intervencionados na Contenda, tendo por presente a importância desta Herdade para a conservação das aves, em particular o abutre-preto, mas também várias espécies de aves de presa com águia-real, a aguia-imperial, o milhafre-real, entre outras.

Foi por isso com grande satisfação que acolhemos na semana que passou a intervenção na linha eléctrica de Média Tensão (BJ30-27-25-1-1 Herdade da Contenda PT1  – entre o Monte do 25 e a Casa do Mel). Em termos operacionais, as medidas minimizadoras aplicadas na Linha tiveram como objetivo a minimização da eletrocussão e da colisão da avifauna presente na herdade, recorrendo para tal à aplicação da “solução combinada” e dos Fireflies Tipo Fitas, em cerca de 6,5km e 32 apoios de média tensão.

O acompanhamento operacional da obra realizado pela E-Redes esteve a cargo da Área Gestão da Sustentabilidade e da Unidade Operacional de Beja, respetivamente Dr. Carlos Rochinha e Fernando Néné (eletricista MT/BT).

A intervenção teve enquadramento no PO2021: Programa Promoção Ambiental – Proteção da Avifauna. Estas intervenções anuais, de carater voluntarioso, são realizadas pela E-REDES com suporte na Comissão Técnica de Acompanhamento das Linhas Elétricas e Aves (CTALEA), composta pela E-Redes, LPN, SPEA, Quercus e ICNF.

A Herdade da Contenda congratula a E-REDES e CTALEA pela intervenção, a qual constitui um marco na conservação das aves não só da Contenda e do concelho de Moura mas também do Alentejo.