Nos passados dias 13 e 14, a Herdade da Contenda acolheu os parceiros do projecto Life Aegypius Return, no âmbito da 1ª visita de monitorização da NEEMO (entidade externa que monitoriza o projecto para a Comissão Europeia).
O dia 13 acolheu a reunião em sala (que decorreu no Centro de Orniturismo, em Vale Malhão), tendo a entidade coordenadora (Vulture Conservation Foundation) feito a apresentação do estado da arte das várias ações do projecto. O almoço (volante) decorreu nas instalações do Centro Contenda Natur, permitindo maximizar o tempo disponível na discussão das ações do projecto.
Ao jantar, na Herdade da Coitadinha (sob gestão da EDIA) foi possível discutir mais em detalhe uma das ações do projecto, sob responsabilidade da ANPC, relacionada com a utilização de munições sem chumbo na actividade cinegética.
O dia 14 foi reservado para a verificação in situ do trabalho desenvolvido na Herdade da Contenda, numa visita coordenada entre a Herdade da Contenda (Pedro Rocha) e a LPN (Eduardo Santos). Entre os temas verificados incluem-se a proteção das colónias face aos factores de risco (como o caso dos incêndios florestais), metodologia de monitorização dos ninhos e casais nidificantes, gestão da perturbação (relativamente a operações florestais, caça ou turismo), funcionamento e gestão do CAAN – campo de alimentação de aves necrófagas, proteção da regeneração natural e a gestão do habitat de nidificação (recuperação de ninhos e construção plataformas-ninho).
A visita contou com várias paragens para discussão técnica dos temas acima referidos mas também para observação de abutres-pretos, permitindo a confirmação de um novo casal, até então desconhecido na Contenda.
Com um conjunto alargado de telescópios, binóculos e observadores experientes, não é de estranhar o leque amplo de espécies observadas, incluindo a Águia-real, o Corvo, a Águia-cobreira, o Gavião, a Águia-de-asa-redonda ou a Cegonha-preta.
A visita concluiu-se no Observatório da Paisagem, onde decorreu o almoço (volante). Antes da saída, ainda houve forças para subir a umas das umbrias próximas do observatório, para verificação de uma plataforma de nidificação desocupada, assente em poste de fixação.
A Herdade da Contenda agradece a todos os parceiros do projecto: LPN, VCF, ATN, GNR, PALOMBAR, ANPC e FNH e à NEEMO a visita e oportunidade de discutir a gestão desenvolvida na Contenda em torno da conservação dos abutres-pretos.
Fotografias: Parceiros do projecto
O projeto Aegypius return, é cofinanciado pelo Programa LIFE da União Europeia e liderado pela Vulture Conservation Foundation, uma ONG internacional. O consórcio conta ainda com oito entidades parceiras, de Portugal e Espanha: Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural, Herdade da Contenda E.M., Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, Liga para a Protecção da Natureza, Associação Transumância e Natureza, Fundación Naturaleza y Hombre, Guarda Nacional Republicana e Associação Nacional de Proprietários Rurais Gestão Cinegética e Biodiversidade.