Cooperação transfronteiriça para proteger colónia de abutre-preto da Herdade da Contenda

Cooperação transfronteiriça para proteger colónia de abutre-preto da Herdade da Contenda 1299 731 Herdade da Contenda

Projeto LIFE Aegypius Return promove cooperação entre entidades portuguesas e espanholas para reforçar proteção de colónia transfronteiriça de abutre-preto.

A Herdade da Contenda, propriedade do Município de Moura com 5267 hectares, acolhe a colónia de abutre-preto mais a sul de Portugal, na Zona de Proteção Especial (ZPE) de Mourão/Moura/Barrancos. Esta é a segunda maior colónia do país, tendo em 2023 registado 17 a 18 casais nidificantes e produzido cinco crias recrutadas para a população. Dois destes casais localizam-se em território espanhol, próximos da linha de fronteira, não obstante e do ponto de vista ecológico, estes casais pertencem à mesma colónia reprodutora.

Este ano, a colónia aparenta estar a expandir para leste, pois durante os trabalhos de monitorização da reprodução, foram detetados quatro novos ninhos na Contienda espanhola, localizada na ZPE e Zona Especial de Conservação (ZEC) Sierra de Aracena y Picos de Aroche.

Um dos ninhos localizado do lado espanhol, com um abutre-preto a incubar. ©LPN

De modo a concertar esforços de proteção, por exemplo através do reforço da vigilância ou evitando trabalhos florestais ou qualquer outro tipo de perturbação durante a época de reprodução desta espécie ameaçada (que decorre aproximadamente de janeiro a setembro), foi recentemente organizada uma reunião técnica e uma visita de campo, que contou com técnicos da Vulture Conservation Foundation (coordenadores do LIFE Aegypius Return), da Liga para a Protecção da Natureza (LPN, que colabora com a Herdade da Contenda. E.M. na monitorização e proteção da colónia) e de vários organismos da Consejería de Sostenibilidad, Medio Ambiente y Economía Azul da Junta de Andaluzia: Delegación Territorial de Huelva, Agencia de Medio Ambiente y Agua, e Plan de Recuperación y Conservación de Aves Necrofagas de Andalucia.

 

 

 

 

 

Equipas de trabalho portuguesas e espanholas na Herdade da Contenda ©VCF

Foram observados os vários ninhos do lado espanhol e alguns do lado português, sempre a grande distância, com a ajuda de binóculos e telescópios, de forma a manter uma distância segura dos ninhos e evitar perturbações.

Monitorização dos ninhos de abutre-preto na Herdade da Contenda ©VCF

 

Após os trabalhos acordou-se a definição de um polígono de proteção em torno de todos os ninhos conhecidos do lado espanhol, expandido os esforços já aplicados do lado português e também em regiões próximas, em Espanha, que também albergam abutres-pretos reprodutores, como a ZPE/ZEC Sierra Pelada y Rivera del Aserrador.

 

De notar que o abutre-preto é uma espécie ameaçada e muito sensível à perturbação durante a época de reprodução. Detém o estatuto de conservação Em Perigo, tanto a nível nacional, em Portugal, como a nível regional, na Andaluzia. Em Portugal são conhecidas quatro colónias reprodutoras, sendo que duas (Douro Internacional e, agora, Herdade da Contenda) gozam já de colaboração transfronteiriça para a sua proteção.

O projeto LIFE Aegypius Return objetiva acelerar e consolidar o regresso do abutre-preto a Portugal e ao oeste de Espanha, quatro décadas após a sua extinção, enquanto espécie reprodutora, no nosso país. É cofinanciado pelo programa LIFE da União Europeia. O seu sucesso depende do envolvimento de todos os stakeholders relevantes, e da colaboração dos parceiros, a Vulture Conservation Foundation (VCF), beneficiário coordenador, e os parceiros locais Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural, Herdade da Contenda, Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, Liga para a Protecção da Natureza, Associação Transumância e Natureza, Fundación Naturaleza y Hombre, Guarda Nacional Republicana e Associação Nacional de Proprietários Rurais Gestão Cinegética e Biodiversidade.