O que há de novo

1.º BIOBLITZ DA HERDADE DA CONTENDA DEDICADO À FLORA

1.º BIOBLITZ DA HERDADE DA CONTENDA DEDICADO À FLORA 1080 1080 Herdade da Contenda

DIA 6 DE ABRIL DE 2024 PONTO DE ENCONTRO: 9.30h no Monte do 25 (CONTENDA) INSCRIÇÕES GRATUITAS E LIMITADAS PARA Associação Margem Esquerda do Guadiana, pelo e-mail: margemesquerdaguadiana@gmail.com   Os participantes realizarão um percurso pré-definido de 4 a 6 km ao longo do qual são convidados a fotografar as plantas…

Percurso Pedestre “Do Murtigão à Tomina”

Percurso Pedestre “Do Murtigão à Tomina” 2000 1500 Herdade da Contenda

Realizou-se no passado domingo, 24 de março, o percurso pedestre “Do Murtigão à Tomina”, inserido no programa de percursos pedestres da Herdade da Contenda previstos para 2024. Os participantes, na sua maioria oriundos de Santo Aleixo da Restauração, passaram a manhã de domingo usufruindo da paisagem única da Herdade da…

Publicado o Edital de alienação de material lenhoso – nº 2/2024 – Herdade da Contenda

Publicado o Edital de alienação de material lenhoso – nº 2/2024 – Herdade da Contenda 1500 1000 Herdade da Contenda

O Presidente do Conselho de Administração em cumprimento  de deliberação  do Conselho de Administração  da Herdade da Contenda,  EM, na sua reunião de 13 de março de 2024,  torna público: Aceitar propostas para alienação de material lenhoso na Herdade da Contenda – madeira de Pinheiro-manso em pilha. As propostas devem ser enviadas até…

Edital de alienação de material lenhoso – pinheiro manso – desbaste

Edital de alienação de material lenhoso – pinheiro manso – desbaste 1500 1000 Herdade da Contenda

Publicado o Edital de alienação de material lenhoso – nº 1/2024  – Herdade da Contenda O Presidente do Conselho de Administração em cumprimento  de deliberação  do Conselho de Administração  da Herdade da Contenda,  EM, na sua reunião de 11 de março de 2024,  torna público: Aceitar propostas para alienação de material lenhoso (Pinheiro-manso…

Herdade da Contenda
Propriedade pública da Câmara Municipal de Moura
0
Hectares
0
Km de fronteira
0
Anos de história

Herdade da Contenda

No meio do Alentejo, de planícies douradas, chegamos à Herdade da Contenda.

Desenvolvemos um projeto integrado onde o turismo, a proteção da natureza e da biodiversidade paisagística e de espécies ganham especial relevância. Um espaço, onde para além da caça, praticamos outras atividades económicas como a pecuária e a apicultura.

A beleza e notoriedade da paisagem e a diversidade do património natural conferem à Herdade da Contenda um carácter muito próprio. Estamos num local onde podemos usufruir da Natureza no seu estado puro, através de programas turísticos diversificados.

© Pedro Rocha
© Pedro Rocha

Biodiversidade

Bem-vindos ao reino da biodiversidade

A grandiosidade da paisagem é salpicada de sobreiros, azinheiras e pinheiros. As ribeiras são brilhantes e iluminadas pelo sol forte do Alentejo.

Veados, javalis e muflões saciam a sua sede. Aves de porte imponente voam livremente.

E tudo isto pode ser observado, percorrendo os quilómetros de passeios pedestres, respirando natureza.

Habitat de uma das maiores populações selvagens – o veado ibérico.
Presença de uma colónia de abutre-preto, com 10 casais nidificantes em 2020.
Manutenção de um efetivo de raças autóctones de Portugal.
Área de sobreiros não descortiçados, porventura única no Mundo.

Visitar

A Herdade da Contenda proporciona um contexto excecional para atividades de turismo de natureza, turismo cultural, turismo cinegético e orniturismo que incluem experiências como birdwatching, passeios pedestres, equestres e dark sky.

Zona de Caça Nacional

A Zona de Caça Nacional da Contenda desenvolve um trabalho de excelência em torno das espécies de caça maior, com benefícios para os ecossistemas. Destaca-se pela população de veados, javalis e muflões e pela beleza natural do território.

Apicultura

A flora da Herdade da Contenda dá-nos excelentes condições para o desenvolvimento da apicultura. A produção de mel é uma importante atividade económica. Temos colmeias distribuídas por 20 apiários e um centro de extração e embalamento de mel.

Projetos

Aposta no desenvolvimento sustentável e valorização dos recursos endógenos.

Visitas guiadas

Visitas guiadas incluem passeios escolares e ações de formação e experimentação.