O Lince Ibérico volta a ser observado na Herdade da Contenda

216

Decorridas algumas décadas desde a última observação, o lince ibérico voltou a ser confirmado na Herdade da Contenda.

Esta observação foi registada em câmaras de vigilância (foto-armadilhagem), utilizadas para a monitorização da fauna. O registo é do mês de outubro passado, mas só recentemente foi possível descarregar os dados e confirmar a observação. A informação foi enviada ao ICNF, organismo que coordena o Plano de Ação da espécie em Portugal.

O lince ibérico Lynx pardinus, é um dos felinos mais ameaçados do mundo e só muito recentemente saiu da categoria de maior ameaça de extinção a nível mundial (de acordo com os critérios IUCN – International Union for Conservation of Nature). Esta observação não será alheia ao êxito do programa de reintrodução desenvolvido pelo ICNF na zona do Vale do Guadiana onde, recentemente, foram estimados cerca de 150 indivíduos em liberdade.

O lince ibérico faz parte do imaginário da Contenda, uma vez que foi várias vezes observado nas décadas de 50, 60 e 70 do séc. XX. A partir dessa altura, a espécie tornou-se extremamente rara e ocasional (o último registo conhecido na região é do lince Caribu, observado em 2010 na Herdade da Coitadinha).

A Herdade da Contenda tem participado em diversos projetos com vista à criação de condições que permitam o retorno da espécie aos territórios de Moura e Barrancos, nomeadamente com os projetos LIFE-NATUREZA “Recuperação do habitat do Lince-ibérico no Sítio Moura/Barrancos” e “Promoção do Habitat do Lince-ibérico e do Abutre-preto no Sudeste de Portugal”, liderados pela LPN. Mais recentemente está em curso o projeto PRO-IBERLINX – Proteção e Conservação do Lince Ibérico, liderado pela EDIA, no qual a HC é parceira. No âmbito deste projeto, em que participa também o Município de Barrancos, foram desenvolvidas várias ações de promoção do habitat das espécies-presa do lince ibérico na HC.

Estamos em crer que a presença deste exemplar na HC se deve também ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido desde há vários anos e numa base diária pelos funcionários da Contenda, na prossecução de padrões de excelência na gestão cinegética e conservação da natureza.